Aprenda a fazer Lembas para comemorar com Bilbo, Frodo e O Senhor dos Anéis – por Juh Oliveira

Festa na Terra-Média!!!

Em 22 de Setembro, é comemorado o aniversário de Bilbo e Frodo, e um dia antes (21/09), comemoramos a publicação de “O Hobbit”, que em 2020 completa 83 anos.

Como super fã de Tolkien, encontrei a receita que influenciou o autor a criar os famosos pães-de-viagem élficos, chamados lembas.

“Eu consigo. Lembas realmente injetam coragem na gente! E também uma sensação mais agradável que a quentura daquela bebida dos orcs. Pergunto-me do que é feita. Acho que é melhor não saber. Vamos tomar um gole de água e lavar a lembrança daquele gosto.” – Merry, em As Duas Torres.

Esta receita foi trazida por Daniel Cossi, presidente da Sociedade de Tolkien Brasileira, quando foi visitar a casa e o túmulo de Tolkien e Edith em Oxford, no ano de 1997. Conversando com a vizinha de Tolkien, Daniel conseguiu a receita que ela fazia para os filhos dele. Cossi acredita que a referência para a lembas de O Senhor dos Anéis, seja esse pão, pois as crianças diziam que era comida de elfo do livro do pai.

Afinal, o que são Lembas?

Eram bolos muito finos, feitos de uma farinha que, após assados, era de um tom marrom –claro na parte de cima e na parte interna tinham uma cor de creme. Na Terra-Média, Melian, a rainha de Doriath, detinha a receita, que a passou ainda na Primeira Era para Galadriel. Os elfos não gostavam de dar este pão aos mortais, pois isso incitaria em seus corações o desejo de conhecer Aman, a terra de Além-mar. Apenas em dois momentos é relatado que os mortais provaram deste alimento. A primeira foi na Primeira Era, quando Melian deu alguns lembas a Beleg Arcoforte, quando ele foi atrás de seu filho adotivo, Túrin Turambar (narrado em O Silmarillon).

A segunda vez em que isso aconteceu, foi na Terceira Era, quando Galadriel presenteou a Comitiva do Anel em sua despedida de Lothlórien; o que foi um dos fatores do sucesso da demanda, pois sem a lembas, Aragorn, Gimli e Legolas não suportariam correr por três dias na caça aos orcs, assim como ajudou Merry e Pippin quando foram levados cativos, e por fim, Frodo e Sam não poderiam ter chegado à Montanha da Perdição. Pois lembas dava força e ânimo em longas jornadas, além de curar os feridos e enfermos. Porém criaturas más não se interessavam por este pão. Gollum, mesmo faminto não pôde se alimentar de “poeiras e cinzas”, e nem os orcs se interessaram por este alimento quando pegaram as coisas de Frodo em Cirith Ungol.

Fazendo Lembas em casa

Ingredientes:
– 200g de açúcar
– 9 ovos (separar claras e gemas, bater claras em neve separadas da mistura)
– 100ml de azeite
– Uma colher de sopa de canela em pó
– 250ml de mel
– raspa de 1 limão
– Uma colher de sopa de manteiga (para untar a forma)
– 250g de farinha
– 20g de açúcar glacê (para a finalização)

Preparo:
Separe as claras das gemas e junte-as ao açúcar, azeite, mel, raspa de limão e canela, batendo bem. Bata as claras em castelo e junte à mistura. Em seguida adicione a farinha e mexa lentamente até ficar bem misturado. Unte uma forma com manteiga e deite a massa. Leve ao forno médio durante 30 minutos ou até ficar bem cozido. Desenforme deixando esfriar sobre uma rede e sirva polvilhado com açúcar glacê. Coloque a trilha sonora de O Senhor dos Anéis ou de O Hobbit pra tocar enquanto prepara, pra criar um clima élfico na sua casa!

E não esqueça o Hidromel!

Fonte: Terra Média

Juh Oliveira é educadora, com formação em História e Sociologia, produtora de conteúdos para plataformas digitais, colaboradora do PopGeeks e apresenta programas em áudio e vídeo na Rádio Geek.
.

1 Comment
  • FELIPE LOPES DO NASCIMENTO
    Postado por 18:40h, 23 setembro Responder

    Que receita maravilhosa! Já vou fazer e ver se não estrago tudo! rsrs…

    Parabéns Juh, abraços virtuais pra você e pros gatinhos =]

Postar um comentário