Começa amanhã a Gen-Con 2020: o maior evento online de RPG e jogos do mundo

Em 1968, um grupo de entusiastas de jogos de tabuleiro com temática das grandes guerras, residentes em Lake Geneva, cidade de Wisconsin, nos EUA, decidiram criar um encontro para tentar unificar os muitos grupos de jogadores espalhados pelo país, em uma época sem internet, com troca de ideias por cartas enviadas pelo correio ou em artigos e mensagens trocados via fanzines que circulavam no período.

Nascia ali a Gen Con, a maior convenção de rpgistas do mundo, que realizará sua 42ª edição a partir de amanhã, totalmente online.

O evento, que tem mantido regularmente sua versão presencial anual em Indianápolis, capital de Indiana, abriu seu conteúdo para o mundo inteiro, incluindo idiomas diversos e o português, facilitando a vida dos fãs de jogos e RPG no país.

Em 2019, quase 70 mil pessoas estiveram presentes ao evento, consagrando-o como uma das maiores convenções de mesa e hobby do mundo. Este ano, com transmissão online, a abertura do evento acontece às 12h, dessa quinta, dia 30 de julho. Os conteúdos em português podem ser acompanhados diretamente através desse link.

Gen Con Online: formas de participação

As sessões de jogos ao vivo, notícias e outros conteúdos serão transmitidos através da Gen Con TV, que pode ser sintonizada por meio do Twitch ou no canal de vídeo da Gen Con no YouTube.

Talvez o aspecto histórico mais importante sobre a convenção seja a participação de Gary Gygax, um dos criadores de Dungens & Dragons, desde o início do projeto. O autor Jon Peterson descreveu o envolvimento de Gygax com grandes detalhes na obra Playing at the World, de 2012, e infelizmente jamais editado em português.

“O envolvimento de Gygax em projetos de jogos amadores e no planejamento de convenções apenas arranha a superfície de sua produção plena na comunidade de jogos de guerra da época. Durante o final da década de 1960, Gygax provou ser um escritor extraordinariamente prolífico, contribuindo incansavelmente para praticamente todos os aspectos da indústria”, explica o escritor.

“Mais do que apenas demonstrar que Gygax era um escriba fanático, essa vasta produção ilustra a maneira pela qual ele buscava ideias na comunidade de jogos de guerra: ele era um networker, um construtor de comunidades, um colaborador […] Quaisquer que fossem as dúvidas [sobre seu envolvimento com a comunidade de jogos], em agosto de 1969, Gygax organizou e presidiu a sequência da convenção do verão anterior: GenCon II, desta vez em dois dias, 23 e 24 de agosto. A participação geral nos dois dias foi de 187 [participantes]”, continua Peterson, dando a dimensão da significativa presença do criador de mundos desde sempre com wargames, até iniciar a revolução do universo dos jogos com a criação do RPG mais famoso do mundo.

Para participar da GenCon online, basta fazer um cadastro pessoal gratuito no site e escolher um “badge”, isto é, um crachá. Em seguida, basta procurar os eventos de sua preferência e garantir uma vaga. Alguns dos eventos são pagos, mas a maioria estará disponível gratuitamente para o público.

As informações sobre o conteúdo em português da Gen Con 2020 podem ser acompanhados através da conta do evento no Instagram.

Imagens do evento

Sem comentários

Postar um comentário