Comemore o Dia do Orgulho Nerd, isto é, o Dia da Toalha

O termo “Geek”, que já depreciativo para as pessoas que não se ajustavam aos grupos de gente descolada, evoluiu ao longo dos anos e designa hoje a pessoa fascinada por um determinado assunto complicado, seja matemática, videogame, literatura de fantasia, filmes de ficção científica (ou tudo isso), extraindo alegria desses conhecimentos e angariando amigos.

Provavelmente, todos que se sentem felizes com sua condição de ‘Geek de Carteirinha’, sabem que hoje é uma data para comemorar o Dia do Orgulho Geek.

A ideia de dedicar um dia para celebrar o Orgulho Geek teve origem na Espanha em 2006, quando o blogueiro espanhol Germán Martínez escolheu o dia para coincidir com o lançamento de Star Wars em 1977.

A data se espalhou rapidamente pela internet e logo atraiu a atenção da grande mídia. Um dos eventos organizados para comemorar este dia aconteceu em Madrid, quando 300 geeks jogaram juntos um jogo de Pacman humano.

2008 foi o primeiro ano em que o Dia do Orgulho Geek foi oficialmente comemorado nos Estados Unidos e, um ano depois de 2009, a notícia do dia chegou ao Science Channel, que decidiu participar da comemoração com programação especial no dia 25 de maio.

Em 2010, o Dia do Orgulho Geek se espalhou ainda mais, para países como Canadá, Hungria, Israel e Romênia, uma parada do Orgulho Geek foi realizada em Gotemburgo, na Suécia, em 2013.

A data também é conhecida como o Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. A efeméride foi comemorada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte do reverenciado autor.

Também conhecido como Towel Day, o Dia da Toalha, está relacionado a um dos mais icônicos elementos da literatura de Douglas Adams. Em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Arthur Dent, um típico e enfadonho cidadão inglês é informado que a toalha é um item indispensável para a sobrevivência: enrolar em torno da cabeça, por exemplo, pode ser providencial para enfrentar a Terrível Besta Voraz de Traal, entre outros usos, como servir também para se enxugar.

Fonte: Days of the Year

Imagem: fotomontagem

1 Comment
  • Vica Brion
    Postado por 20:04h, 25 maio Responder

    Não entre em pânico!

Postar um comentário