Dia Nacional do Livro Infantil: 5 livros para comemorar lendo com as crianças

O dia 18 de abril é considerado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ocasião do nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, em 1882.

Ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio das crianças, enriquecendo os repertórios de brincadeiras de faz de conta por meio de fadas, rainhas, dragões, heróis e outros personagens que ganham vida nas atividades lúdicas.

Abaixo, confira cinco dicas de livros infantis escritos por autores brasileiros para apresentar às crianças:

História Meio ao Contrário
Ana Maria Machado

Indicação: 8 a 11 anos

Uma história que começa pelo “fim” e onde o príncipe e a princesa fazem tudo ao contrário. Publicada originalmente em 1978, a obra é marcante porque supera as nossas expectativas quanto aos contos de fadas. Aqui, os protagonistas decidem tomar as rédeas do seu próprio destino e vivem inúmeras aventuras.

Pé de Pilão
Mário Quintana

Indicação: 9 a 12 anos

Escrito por um dos poetas mais amados do país, o livro é uma combinação de cultura popular, religião e fantasia. Por meio dele ficamos conhecendo a história de um menino chamado Matias que foi transformado num pato amarelo. Para quebrar o feitiço, ele precisa encontrar a sua avó, uma fada que também está sob uma maldição.

Marcelo, Marmelo, Martelo E Outras Histórias
Ruth Rocha

Indicação: 8 a 10 anos

A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

Amoras
Emicida

Indicação: 4 anos

Essa história cheia de simplicidade e poesia escrita pelo rapper e compositor Emicida mostra, por meio do texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância das pessoas se reconhecerem no mundo e se orgulharem de quem são, desde criança e para sempre.

Reinações de Narizinho
Monteiro Lobato

Indicação: 09 anos

É o livro que serve de propulsor à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo. A menina Narizinho vive aventuras ao lado do primo Pedrinho, a vó Benta, a cozinheira Nastácia, além da Emília, uma boneca falante e do Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho.

Sem comentários

Postar um comentário