Festa de Star Trek no Second Life faz sucesso dentro da Enterprise – por Isa Seppi

Uma das atividades mais populares e tradicionais no Second Life são as festas promovidas por donos de clubes e casas noturnas, comandadas por Djs que fazem a música e Hostesses que recepcionam os avatares, promovem interações entre eles e oferecem animações de danças para todos.

Podem ser festas simples motivadas apenas por um gênero musical ou mais complexas, envolvendo uma produção especial, que são as festas temáticas – por sinal as preferidas do público em geral.

Um bom exemplo foi a festa realizada no último domingo, dia 12/07, com o tema Star Trek, que atraiu um público de aficionados e admiradores da série.

Para a festa, foi construída uma ambientação gigantesca que reproduziu em 3D o deck da nave espacial Enterprise. Em seu interior, a sala de comando era o ambiente para a festa.

Um dos motivos do sucesso para iniciativas como essa é a exigência ou sugestão de um traje especial para o evento. Isso promove uma forte interação dos avatares mesmo antes do evento porque terão que conseguir esses trajes e se produzir para o evento.
Como consequência, temos fatores que intensificam o sentimento de pertencimento e inclusão do avatar na comunidade do mundo virtual, como a identificação pelo tema e a aproximação com os demais, por meio de seu figurino ou personagem, possibilitando diálogos, brincadeiras e a integração social.

Além disso, é possível animar a festa com partículas e efeitos especiais que trazem um toque de realismo fantástico e acentuam o sentimento de imersão e presença e, consequentemente, o envolvimento emocional com a atividade.

No caso da festa inspirada em Star Trek, os participantes eram especialmente envolvidos na condição de responsáveis por completar o ambiente com seus figurinos dos tripulantes e alienígenas da série.

O clube New York New York, do avatar Xtern resident, é especializado em festas temáticas no Second Life, como muitos outros nesse universo digital. Este clube possui uma infinidade de cenários, oferecendo festas todos os dias da semana, com DJs e cenários diversificados abertos ao público em geral e aos seus associados. Estes eventos normalmente são lotados de avatares e muito animados.

A divulgação desses eventos é feita pelo dono do clube utilizando um mailing com listagens de seus associados e de pessoas que se inscrevem para receber a programação.

Outros proprietários utilizam também as redes sociais, mas nesse caso, especificamente, o convite foi realizado apenas dentro da plataforma Second Life. Para o evento, foi produzido um box contendo um notecard em seu interior com o link para acesso ao local da festa, como exibido abaixo:

YOU ARE CORDIALLY INVITED TO
BOLDLY GO WHERE
NO MAN HAS GONE BEFORE
(…\…\ /…/…) GRAND OPENING
\…\…\ /…/…/ OF
\…\…\ /…/…/ U.S.S. ENTERPRISE
/…. I….I..(¯¯¯`\
I…..I……I…¯¯.\…/ ♪♫”LIVE LONG & PROSPER”♫♪
I…..I´¯.I´¯.I..\…)
\…..` ¯..¯ ´…..’ TONITE 6-8PM SLT
\________.·´
l-_-_-_-_-l ☊ DJ JAFFEE GAFFER ☊
♥ WHEN: SUNDAY JULY 12TH ♥
♥ WHERE: U.S.S ENTERPRISE ♥
♥ MUSIC: “LIVE LONG & PROSPER” ♥
♥ ATTIRE: TREKKIE/CASUAL ♥
♥ HOSTESS: TYGER ♥

 

Aos interessados, segue o link do ambiente digital da festa.

Em tempos de isolamento social, o Second Life tem agregado um grande número de reincidentes e novos interessados.
Os eventos online como a festa inspirada em Star Trek, são um fenômeno que resgatam o prazer do convívio social – ainda que distante – e ganham repercussão pelo saudosismo e carinho do grande público.

Com o sucesso da festa, a organização comunicou que a Enterprise está aberta para visitação de qualquer avatar do Second Life.

 

Isa Seppi é Artista Visual e Dançarina. Doutora em Multimeios Instituto de Artes da UNICAMP (Campinas, São Paulo), Diplomada em Estudos Avançados em Média- Arte Digital, no programa de Doutoramento em Média Arte Digital DMAD – Universidade Aberta de Portugal. Tem como foco de pesquisa o espaço da arte nos ambientes virtuais tridimensionais, os metaversos.
Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1981), Licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1983), graduada em Licenciatura Plena Em Artes Cênicas pela Faculdade Marcelo Tupinambá, Especialista em Arte Educação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (1985), Especialista em Ação Cultural pela Escola de Comunicação e Artes da USP e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.
Através do seu avatar Janjii Rugani (Nataraj) na plataforma Second Life, Isa Seppi desenvolve o seu processo criativo, enquanto artista, coreografa, cenógrafa e investigadora. Em 2013, a artista criou a MADaboutDance, uma companhia de dança virtual e colaborativa, aberta a avatares de diferentes nacionalidades, com ou sem experiência em dança no mundo tangível.

1 Comment
  • Isa Seppi
    Postado por 19:48h, 19 julho Responder

    Ficou bem bom Kao obrigada ! vou procurar mais coisas interessantes beijos

Postar um comentário