Grupo de pesquisa lança ebooks sobre Quadrinhos e Cultura Pop

No início de dezembro, o Cult de Cultura, Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, sediado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, ligado à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), divulgou o lançamento de dois novos livros sobre quadrinhos e cultura pop.

A primeira publicação é o livro “Sexo e Gênero nos Quadrinhos“, organizado por Guilherme Miorando, com a contribuição de diversos autores, entre eles, Trina Robbins, renomada artista de quadrinhos do movimento underground comix norte-americano, que publica neste livro seu segundo texto em língua portuguesa.

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando, o organizador do projeto e publicitário, já publicou contos e quadrinhos na coletânea Ficção de Polpa e co-roteirizou Todos os Balões vão Para o Céu, escolhido Melhor Curta pelo Júri Oficial do Prêmio Histórias Curtas 2011, realizado pela RBS TV.

A segunda obra é resultado dos trabalhos apresentados pelo encontro do núcleo de pesquisas em 2019 e resultou no projeto “Vamos falar sobre cultura pop : episodio 4: o pop não poupa ninguém“.

O livro foi organizado por Thuanny de Azevedo Bedinote, Marcelo Ávila Franco, Larissa Tamborindenguy, Becko e André Daniel Reinke.

A produção conta com textos variados sobre histórias em quadrinhos, textos com temas transversais à essa cultura e abordagens diversas, ampliando o debate acerca da importância cultural e artística dos quadrinhos na atualidade.

O grupo de pesquisa Cult de Cultura, criado como espaço de discussão e voltado à pesquisa interdisciplinar, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo – RS, promove anualmente eventos acadêmicos sobre o tema e publica estes e outros materiais de qualidade, que podem ser baixados gratuitamente no blog da iniciativa.

Sem comentários

Postar um comentário