HQ Liga das Mulheres Cientistas transforma pesquisadoras em heroínas – por Juh Oliveira

Não são poucas as mulheres cientistas, mas é pequeno o reconhecimento social oferecido a estas pesquisadoras e seus trabalhos.

O Liga das Mulheres Cientistas é um livro em formato de HQ que narra a trajetória de 10 mulheres que mudaram a história da ciência.

A criação foi realizada por um grupo de alunas do Colégio Anglo Portal Limeira, como parte do projeto de iniciação científica Júnior da instituição, coordenado pelo professor Yuri Meyer.

“Eu comecei a pesquisar um pouco mais sobre a história da Ciência e me deparei com diversas injustiças para com as mulheres cientistas e isso me chamou muito a atenção”, explicou o professor, docente da escola, que idealizou a proposta exclusivamente para as meninas como forma de valorização desta produção acadêmica tão mal divulgada.

Com roteiro elaborado pelo grupo de jovens participantes e ilustrações de Maicon Medeiros e Jackeline Rocha da Silva, a obra foi editada em formato de livro físico para ser disponibilizado às escolas públicas estaduais e municipais.

A HQ pode ser adquirida por meio da plataforma comercial Mercado Livre.

O professor responsável pela iniciativa pode ser contatado através de seu email pessoal. Artes e informações também podem ser conferidas através do Instagram da iniciativa.

A informação sobre o projeto foi apresentada como parte do programa “Especial Nerds & Empoderadas”, exibido em 28 de maio na página da Rádio Geek, no Facebook, com Juh Oliveira e Kao Tokio, apresentadores do “Live PopGeeks (clique aqui para assistir ao programa completo).

O Nerds & Empoderadas acontece ao vivo toda terça, às 22h30.

Abaixo, é possível conferir a entrevista concedida pelos envolvidos no projeto, com mais informações.

Juh Oliveira é educadora, com formação em História e Sociologia, produtora de conteúdos para plataformas digitais e apresenta programas em áudio e vídeo na Rádio Geek.
.

2 Comentários
  • Adilberto Junior
    Postado por 20:39h, 01 junho Responder

    Adorei! Vou procurar este livro! Belo artigo!

  • Yuri Meyer
    Postado por 20:26h, 04 novembro Responder

    Fico feliz e honrado pela divulgação! Grande abraço. Att. Yuri

Postar um comentário