Parede de Escalada com Realidade Aumentada transforma exercício em desafio

Projeto é de pesquisador finandês.

A Realidade Aumentada, sistema que combina a interação de movimentos corporais com projeção de imagens, está revolucionando inúmeros campos do conhecimento e o cotidiano das pessoas.

A parede de escalada desenvolvida por profissionais da Universidade de Aalto, na Finlândia, traz a tecnologia como um aperfeiçoamento aos exercícios físicos, de forma interativa e desafiadora.

O sistema combina gráficos projetados e rastreamento do corpo para criar jogos interativos e aplicativos de treinamento em uma dinâmica que exige velocidade e força muscular para vencer o oponente.

O projeto foi desenvolvido pelo alpinista Dr. Raine Kajastila, que programou com sua equipe um sistema para reconhecer partes individuais do corpo humano, tornando os jogos responsivos aos movimentos dos alpinistas. A interação funciona com o uso de um projetor Optoma X605 de 6.000 lumens, um Xbox Kinect e uma câmera de rastreamento de movimento que analisa os algoritmos criando a movimentação das imagens.

O produto é comercializado como Augmented Climbing Walls pela Valo Motion Ltd., fundada pelo pesquisador em 2016.

Hoje, os Muros de Escalada Aumentada já estão instalados em diversos países, como Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, EUA, Coreia do Sul, Cingapura e Austrália.

Veja abaixo, dois competidores em ação, utilizando o sistema.

Fonte: Optoma

Sem comentários

Postar um comentário