Pokémon GO melhora a sociabilidade e reduz a depressão em idosos, diz estudo

Casos estudados em Barcelona mostram bons resultados.

Assistentes sociais estão receitando uma curiosa terapia aos idosos que sofrem de solidão e depressão em Barcelona, na Espanha: jogar Pokémon GO.

O game, sugere a avaliação dos profissionais espanhóis, incentiva pessoas a andarem pelas ruas e encontrarem outros jogadores.

Segundo um estudo dos pesquisadores Larissa Hjorth e Jordi Jimenez, que desenvolvem projetos ligados a videogames e socialização, a crescente prática de Pokémon GO vem trazendo benefícios à população de Terceira Idade em Badalona, cidade na província de Barcelona.

“Badalona é um grande exemplo de como jogos intergeracionais podem redefinir a cidade permitindo jogadores usarem os diferentes sentidos – toque, som, visão – que o jogo estimula”, comentam os pesquisadores, no site The Conversation.

Em 2018, a cidade já somava mais de 29 mil pessoas jogando o game de captura de monstrinhos por meio da Realidade Aumentada.

“Há muito o que podemos aprender das estratégias de Badalona para envelhecer bem, focando na experiência”, comentam os pesquisadores. Para eles, ao invés de inventar novos aplicativos com novas cartografias para a cidade, vale apropriar-se dos elementos já disponíveis. “Devemos olhar para o jogo cívico urbano para inovar”, observam.

Fonte: TAB

Sem comentários

Postar um comentário