Rede Mundial de Computadores, o WWW, comemora 30 anos

Hoje, a rede perde espaço para os Apps.

Há 30 anos, o físico britânico Tim Berners-Lee, criava o protocolo da maior invenção da humanidade para armazenamento e troca de informações da história: o projeto World Wide Web.

Com nomes mais sonoros, como WWW ou simplesmente Internet, a rede mundial de computadores levou cerca de dois meses para ser escrita e teve um impacto inicial bastante modesto na visão do chefe do criador, Mike Sendall, que achou a ideia “vaga, mas interessante”.

Ao desenvolver o projeto, o britânico destacou que “Ao dar um sistema para manipular informações, a esperança é que permita criar uma série de informações que podem crescer e emergir com a organização de projetos que se descrevem. Para isto se tornar possível, o método de armazenamento não deve colocar suas próprias restrições na informação. Por isso uma rede de notas com links (como referência) entre elas é mais utilizada que um sistema de hierarquia fixo”, descreveu na proposta idealizada.

O primeiro site criado para a nova rede era do próprio CERN, a Organização Europeia de Pesquisas Nucleares, onde trabalhava o jovem criativo. Em 30 de abril de 1993, o CERN tornou a World Wide Web um domínio público.

Hoje,a rede curiosamente perde espaço para os aplicativos, que utilizam a mesma base de troca de informações da internet.

O buscador Google criou uma animação (Doodle) em homenagem ao 30º aniversário da rede. Veja abaixo o vídeo de comemoração.

Sem comentários

Postar um comentário