RPG distópico Shadowrun tem regras rápidas disponíveis em português na rede

Uma propaganda dos anos 1990 pode inspirar os jogadores no ambiente do jogo.

Imagine se o mundo de Blade Runner despertasse certa manhã tomado pelas criaturas de Warcraft. Este é mais ou menos o cenário do jogo de RPG Shadowrun.

Criado em 1989 por Jordan Weisman, o jogo publicado pela editora FASA encontrava um público ávido das novidades tecnológicas apresentadas pelos contos de William Gibson, como Neuromacer, sem abrir mão da fantasia proporcionada por Dungeons & Dragons, o maior RPG de todos os tempos.

Em Shadowrun, você compõe a tribo das ruas, lutando contra mega-corporações por meio de tecnologia, magia ou força bruta. Seus inimigos estão preparados para aniquilar as forças rebeldes, com seguranças trolls, elfos mafiosos e poderosos dragões, controladores de empreendimentos e da vida ou morte de milhões.

O game ganhou renovação ao logo dos anos para acompanhar a evolução tecnológica do mundo real, que dispensa a navegação digital de Technomancers pela Matrix do milênio passado. A 5ª edição, lançada em 2017, mantém a alta complexidade das regras do jogo, mas traz exemplos e novidades que podem ajudar a compor seu herói e mergulhar as aventuras para derrubar o controle dos malignos senhores do futuro.

Para quem quiser conhecer mais de perto este universo, o guia de regras rápidas da 5ª edição do jogo, produzido em português pela editora New Order, foi disponibilizado pela Rede RPG em formato PDF e pode ser baixado gratuitamente.

Uma propaganda promocional dos anos 1990, com estética e dinâmica altamente datadas, está disponível no YouTube e apresenta o clima geral de uma aventura, o que pode inspirar os jogadores na jornada subversiva do jogo (e render umas boas risadas aos mais críticos).

Assista, abaixo.

Kao Tokio é editor-chefe do PopGeeks, editor de conteúdo do Drops de Jogos e agente cultural.

Sem comentários

Postar um comentário